

Como cuidar de seu Kimono
Caros amigos, estive pesquisando na internet em vários sites sobre como cuidar do meu kimono e encontrei muita coisa importante e interessante.
Descobri por exemplo que em japones, Kimono significa coisa de vestir. Kimono é o traje típico do Japão, tanto adultos, como crianças e idosos usam, e pode ser chamada tanto a parte principal, como o conjunto todo.
Kimono também é o nome da roupa utilizada para lutar jiu-jitsu, judô, karate, e várias outras lutas japonesas.
O termo kimono tem origem com os navegadores do século XVI, como espanhóis e portugueses, que chegaram ao Japão e perguntaram o que eles estavam vestindo, e os japoneses respondiam apenas kimono, o que significava roupa, e o termo é utilizado até hoje.
No Jiu-Jitsu, o Kimono é nosso principal equipamento. Com nosso kimono fazemos contato direto com nosso companheiro de treino e treinar com um companheiro que não cuida da sua higiene, pode ser muito desagradável.
O Kimono pode estar velho, desbotado, remendado e ainda assim ser mais confortável que um novo mas precisa estar sempre limpo e livre de odores.
Os Kimonos para pratica do Jiu-Jitsu devem respeitar certas características impostas pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), estas características podem ser conferidas aqui mesmo em nosso site no menu "JIU JITSU" e sub menu "Uniforme".
Antes de saber como cuidar é muito importante escolher corretamente o modelo ideal, na cor e principalmente num tamanho que se ajuste à sua altura e proporções. Kimonos pequenos ou grandes demais vão prejudicar o seu desempenho.
Também é importante ter a quantidade de Kimonos adequada e suficientes ao seu ritimo de treino. Para que treina até duas vezes por semana, com apenas um kimono poderá treinar a semana inteira (lavando-o no final de semana), para treinos mais intensos será preciso no mínimo 2 kimonos, pois seu kimono de jiu jitsu não secará a tempo do próximo treino e naturalmente ficará sujo e desgastado.
Então vejamos algumas dicas para que nosso Kimono possa estar sempre em condições de uso:
SEU KIMONO DE JIU JITSU DEVE SER LAVADO SEMPRE
O suor é ácido úrico, altamente corrosivo ao tecido do kimono de jiu jitsu, o suor é mais maléfico do que alvejantes, cloros e similares, por isso, é recomendável a lavagem do kimono toda semana, nos intervalos das lavagens estenda-o em local arejado, deixando-o aberto para melhor ventilação, tornando deste modo a evaporação do suor mais eficiente.
CUIDADO COM O USO DE PRODUTOS QUIMICOS
Não utilize alvejantes, cloro ou similares na lavagem do kimono, pois com estes produtos o tecido do kimono diminuirá a sua vida útil, perdendo resistência e ficando suscetível a rasgos. Lavar com os produtos certos é tão importante quanto lavar o kimono.
UTILIZE AGUA FRIA PARA LAVAR SEU KIMONO
Lave seu kimono de jiu jitsu pelo avesso, sempre com água fria, pois água quente ajuda fixar sujeira e manchas de sangue.
COMO SECAR O KIMONO DE JIU JITSU?
Não coloque o kimono para secar ao sol, seque sempre a sombra e em local ventilado, o calor faz com que as fibras enrijeçam, fique com o
aspecto áspero, podendo deixar marcas no atleta ao utilizá-lo nos treinos, o calor também faz com que o kimono encolha com maior facilidade.
PODE-SE UTILIZAR AMACIANTE NA LAVAGEM DO KIMONO
Você poderá usar amaciante, mas dê preferência aos de composição neutra. Imagine você chegar para treinar com o kimono de jiu jitsu com
cheirinho de flor do campo ou então orvalho do dia ?
CUIDADO COM AS MAQUINAS DE SECAR
Evite secar o seu kimono em secadoras, elas podem provocar o encolhimento do mesmo.
NAO ABAFE O KIMONO SUADO
Nunca deixe o seu kimono sujo dentro do porta malas do carro, jogado num canto da casa, ou dentro da mochila de treinos. Com o kimono
abafado e sujo, o cheiro ficará insuportável, além de ser terreno fértil para proliferação de bactérias.
DICAS PARA LAVAR KIMONOS COLORIDOS
Evite lavar na máquina, lave de preferência à mão, utilizando sabão neutro ou sabão de coco, utilizando uma escova para esfregar as manchas.
DICAS PARA LAVAR KIMONOS BRANCOS
Você poderá utilizar “bicarbonato de sódio” – medida: 1/2 ou 1, em um copo americano – por kimono a ser lavado, colocado junto
com o sabão em pó ou amaciante neutro, após a lavagem, isso ajuda a deixa-lo ainda mais branco sem agredir o tecido.
Isso é muito usado nos Estados Unidos como um amaciante e desodorante de roupas em geral, vendido com o nome “Baking
Soda”. Aqui no Brasil, sai muito mais barato comprar o quilo do bicarbonato de sódio em lojas que vendem produtos químicos.
Substitui os amaciantes comerciais com vantagens em termos de desodorização e custo.
REMENDANDO OS PATCHES DO KIMONO
Nunca utilize cola para fixar os patchs no kimono de jiu jitsu, sempre costure.
KIMONO NAO SE EMPRESTA
Não empreste o seu kimono, ele é sua armadura e de uso pessoal, mas caso o faça, não o utilize antes de lava-lo, pois pode ocorrer transmissão de bactérias e fungos que fazem mal a saúde.
SEMPRE TREINE COM KIMONOS LIMPOS
Isso é uma grande demonstração de respeito ao seu professor, colegas de treino, sua equipe e principalmente a você mesmo.
Todas essas dicas visão não somente a higiene mas também prolongar a vida útil do nosso tão importante Kimono pois sabemos que não é um item barato e assim, todo cuidado é pouco.
Aos amigos que estão lendo este post OSS




